top of page

Procon de SP - 10 Planos de saúde com maiores numeros de reclamações

A Operadora de planos de saúde Amil foi alvo de mais de 280 reclamações ao Procon SP entre janeiro e agosto de 2015. Assim Amil se tornou a campeã de reclamações entre clientes de planos de saude em SP.

  1. Qualicopre - 269 reclamações - Qualicorp é uma administradora de beneficios, atua como intermediária na relação entre clientes e operadoras.

  2. Unimed é a treceira colocada na lista com 224 reclamações.

  3. Sulamérica - 102 queixas.

  4. ...

Procon-SP registrou 1.677 reclamações de usuários de planos de saúde entre janeiro e agosto de 2015.

Esse número representa queda de 36% em comparação ao mesmo meriodo de 2014 quando foram registrados 2.283 reclamações contra operadoras.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, cerca de 19 milhões de habitantes do Estado de São Paulo são usuários de planos privados, ou 46% de população do São Paulo.

A Constituição Federal de 1988 fala que a assistência à saúde é “livre à iniciativa privada”. O § 1º desse artigo preceitua que as instituições privadas “poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos”.

E qual foi reação de operadoras depois esse resultados?

Operadoras dizem que sempre aprimora serviço.

A Amil fala que “aprimora constantemente seus processos e serviços com base em cada contato recebido por meio de seus canais de atendimento ou por intermédio de instituições externas”.

Reação da operadora foi que “o ranking citado contrasta com o realizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em que a Amil não figura entre as operadoras com maiores índices de reclamação”. “Além disso, o levantamento não considera a proporção entre o número de reclamações e o volume de clientes das operadoras analisadas, o que compromete o resultado do ranking.”

E a Qualicorp falou que “questiona o critério de classificação das reclamações do referido ranking junto ao órgão de defesa do consumidor, visto que a Companhia não é uma operadora de planos de saúde, e sim uma administradora de benefícios”.

A Qualicorp falou que é “contratada por associações, sindicatos e entidades de classe para defender os direitos e interesses dos seus associados frente às operadoras, prestando serviços regulamentados e exclusivamente administrativos (tais como manutenção de rede médica, liberação de senhas de atendimento, etc) e não médico-assistenciais”.

“Justamente por essa interface e pelo relacionamento mantido com o consumidor, é que parte significativa dos atendimentos que envolvem a Qualicorp junto ao Procon se refere a assuntos que não são relativos às atribuições de uma administradora, e sim de uma operadora. Vale concluir que, nesse contexto, atualmente a companhia negocia em nome do cliente com mais de 30 operadoras de planos de saúde.”

Vamos ver se eles vão melhorar nivel de serviços em futuro.

E esperamos que ANS e Procon são continuar a monitorar cuidadosamente-los no futuro.


Featured Posts
Check back soon
Once posts are published, you’ll see them here.
Recent Posts
Search By Tags
No tags yet.
Connect
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page